Acesso e Sucesso
Acesso e Diversidade – Ingresso e Diversidade
Nova política de acesso para promover a inclusão, diversidade etnica, social e regional. Alteração da admissão (cotas étnicos-sociais, Enem, Vestibular Indígena, vagas Olímpicas, novo PAAIS, Profis). // Diversificação do público ingressante, promovendo a representatividade da população paulista na Unicamp; Comprometimento social da universidade com a inclusão no ensino superior; Incorporar novas demandas e saberes de grupos culturalmente diversificados; Atração de alunos de alta performance para as áreas de exatas e tecnológicas (Olimpíadas).
O projeto visa desenvolver, dar agilidade e renovar os trâmites acadêmicos e assim, otimizar o tempo e disseminar o conhecimento devido a restrição de RHs. Redução de custos e aumento da qualidade dos serviços prestados.
Redefinir os indicadores academicos para a Unicamp e garantir a harmonização destes com os indicadores dos órgãos reguladores federais e estaduais. Adicionalmente, definir os requisitos para a implantação de um sistema – banco de informações padronizadas que permitam comparações, análise da evolução dos alunos e cursos e subsidie dados para o aprimoramento das políticas acadêmicas. Aprimoramento e qualificação da gestão do fluxo academico; Previsibilidade em relação ao fluxo acadêmico e tomada de ações antecipadas.
Restruturação, implementação e gestão da política de bolsas e benefícios de permanência. Ganhos do Projeto: Políticas de bolsas que atendem as necessidades da universidade; Melhor identificação e acompanhamento das necessidades de recebimento dos benefícios; Melhor gestão na concessão dos benefícios e bolsas; Melhoria na articulação entre os vários benefícios e bolsas; Normas claras e transparentes para otimizar os processos de trabalho; Facilitar ao estudante o entendimento das regras de concessão; Qualificar os projetos de bolsa de auxílio social destinado aos estudantes; Facilitar a geração de dados sobre concessão de bolsas e benefícios.
Implementar ações de bem-estar visando a prevenção das dificuldades no enfrentamento das demandas da vida universitária; Identificação e manejo inicial em situações de crise. Ganhos do Projeto Reduzir o tempo entre a eclosão do possível problema e a busca de ajuda; Aumentar a correlação entre a natureza da queixa e a necessidade do atendimento especializado; Aumentar a participação nos encontros de formação / supervisão; Aumentar os encaminhamentos / intervenções feitos a pedido dos docentes.
Docentes que ministram aulas no 1oS da graduação // Objetivo geral: Dada a crescente heterogeneidade da população estudantil ingressante, o programa terá por objetivo sensibilizar e instrumentalizar o professor para as demandas dos estudantes de primeiro ano, em relação à sua integração ao ambiente universitário, performance acadêmica e desenvolvimento do compromisso com seu curso de graduação. // Ações possíveis: Workshop presencial, disponibilização de vídeos e literatura.
Projeto de apoio para reestruturação de todos os 67 projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), especialmente visando modernização e flexibilização. Aumento da interdisciplinaridade; Aumento da flexibilidade curricular; Diminuição da carga horária em sala.
O projeto busca estabelecer parceria com egressos para fins de avaliação do e pelo egresso, contribuição voluntária e criação do portal e fundo de apoio a estudantes. Ganhos do Projeto Ampliar/qualificar a permanência; diminuir a evasão; enriquecer a formação do discente.
Estudantes de pós-graduação vinculados ao PED; Objetivo geral: Oferecer a oportunidade de formação para que o aluno PED construa sua identidade como docente universitário e de capacitação ao aluno para atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem dos alunos de graduação, estabelecendo uma atuação conjunta real entre docentes e PEDs. Ações possíveis: Oficinas presenciais e à distância, com certificação ou validação de créditos.