Perguntas Frequentes

O que significa PAD?

PAD é a sigla para o Programa de Apoio Didático (PAD), que é regulamentado pela Resolução GR-54/2010. O programa de bolsas é destinado exclusivamente a alunos de graduação regularmente matriculados na Unicamp.

Quais os objetivos do PAD?

As atividades do programa tem o objetivo de aprimoramento do ensino de graduação através de monitoria exercida por estudantes de graduação e devem, obrigatoriamente, ter a supervisão do professor responsável pela disciplina.

Quem gerencia o PAD?

O programa é de responsabilidade da PRG e gerenciado pela Comissão Coordenadora do PAD. Cada unidade/instituto possui um representante para facilitar o acompanhamento.

Qual o valor e duração da bolsa?

O valor da bolsa é de R$623,00 por, no mínimo, 08 horas semanais de atividades. A bolsa tem duração de, no máximo, quatro meses e meio, a vigorar sempre a partir do início de cada semestre letivo.

Qual a data de pagamento da bolsa?

A bolsa é paga sempre no 5º dia útil do mês. Os pagamentos serão feitos nos meses subsequentes às atividades.

Quem seleciona os alunos que atuarão no programa e as disciplinas que contarão com bolsa?

Cada unidade/instituto estabelece a forma de seleção dos estudantes que atuarão no programa.

Posso atuar como PAD voluntário?

Sim, o aluno pode atuar como voluntário no programa.

Sou PAD voluntário, é obrigatório assinar o termo de compromisso?

Estudantes selecionados/as para atuar de forma voluntária não precisam preencher nenhum termo.

Todos os participantes, bolsistas e voluntários, têm direito a certificado?

Sim.

Quando terei acesso ao certificado de participação?

O certificado é emitido pela DAC após a semana de exames do semestre vigente.

Onde emitir meu certificado de participação?

Diretamente no sistema da e-DAC -> Documentos -> Certificados PED/PAD -> Solicitar certificado atualizado

Ao acessar o SIGA, aparece a informação que meu certificado não está disponível. O que devo fazer?

Você deve enviar um e-mail ao pad@unicamp.br.

Quais as atividades permitidas ao aluno participante do programa?

Efetuar pesquisas em fontes diversas que possam contribuir com a disciplina, auxiliar o professor no planejamento das aulas, elaboração e correção dos exercícios de fixação e aprendizagem; auxiliar o professor no gerenciamento de salas de aula e ambientes de suporte ao ensino; auxiliar o professor na organização, supervisão de aulas práticas e aulas em laboratório e auxiliar o professor e alunos na utilização e/ou desenvolvimento de softwares.

Quais atividades não são permitidas ao participante do programa?

Substituir o professor em sala de aula, elaborar, aplicar e corrigir qualquer forma de verificação de aprendizagem que resulte em atribuição de nota; controlar e registrar frequência dos alunos matriculados na disciplina, além de não atuar em atividades que não sejam relacionadas à disciplina.

Quando eu terei acesso às atividades que devo realizar durante o programa?

É recomendável que o professor da disciplina e o monitor PAD definam as atividades antes do início do semestre letivo.

Posso ser PAD em mais de uma disciplina?

Não. O aluno pode ser PAD em apenas uma disciplina por semestre.

Posso ser monitor PAD em uma disciplina que não cursei anteriormente?

Você deve ter cursado alguma disciplina correlata ou equivalente àquela em que deseja atuar como monitor.

Posso acumular a bolsa PAD com outra bolsa?

Depende da bolsa.  A legislação do PAD autoriza o acúmulo de bolsa, de acordo com a Resolução GR-080/2021, de 07/12/2021. Porém, caso você já receba outra bolsa, deve verificar se a outra modalidade bolsa permite o acúmulo. 

Como é atestada a frequência do PAD?

A frequência do aluno é atestada automaticamente pela PRG. O docente responsável deve informar somente se o aluno não cumprir as horas exigidas.

Quero desistir da participação no programa. Como devo proceder?

Informe a secretaria do seu curso de graduação.

Onde emitir o Informe de Rendimentos para Declaração do Imposto de Renda?

Os Informes de rendimento ref. ano anterior podem ser obtidos no sistema SIG – SAE:: https://sistemas.sae.unicamp.br/sig/. Acesso com login e senha DAC.