Ivan Felizardo Contrera Toro é médico, com residência médica em cirurgia geral, mestre e doutor em Cirurgia pela Unicamp. Desde 1987, é professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), unidade onde foi diretor entre 2014 e 2018. Junto ao Hospital das Clínicas (HC), foi Coordenador de Assistência, Diretor de Administração e Superintentente do Hospital. Ivan também foi representante brasileiro da Asociación Latinoamericana y del Caribe de Facultades y Escuelas de Medicina (Alafem) e representante das faculdades de Medicina na Comissão de Ensino Médico no Conselho Federal de Medicina (CFM).
Histórico de Pró-Reitores
Eliana Martorano Amaral é Professora-Titular de Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua. Concluiu o mestrado (1992) e doutorado em Tocoginecologia (1996) e também fez sua Livre-Docência (2006) na Unicamp. Tem pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, em 2001-2, em Pesquisa Aplicada à Saúde Sexual e Reprodutiva, com o tema da morbidade materna grave (near miss) e especialização na Foundation for Advancement of Medical Education and Research (FAIMER), na Filadélfia, em 2003-4. Coordena o Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Ensino na Saúde (Napes) na FCM/Unicamp desde maio/2021. É presidente do Infection During Pregnancy Committee, da FIGO (Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia). Facilitadora internacional do programa Faimer-Philadelphia e membro Internacional do National Board of Medical Examiners, nos EUA desde 2018. Docente-convidada do programa de Mestrado em Avaliação Aplicada à Formação das Profissões de Saúde, Universidade do Minho/Portugal. É consultora do Departamento de Saúde Reprodutiva da Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2002, membro do Comitê Assessor em DST do Ministério da Saúde, da Comissão de Pré-Natal da Federação das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Também é membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo, com mandato até agosto/2023. Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicamp de 25/abril/2017 a 26/abril/2021. De 2007 a 2017, foi co-diretora do Programa de Desenvolvimento ente Faimer Brasil, com apoio da Organização Panamericana da Saúde e da FAIMER- Philadelphia. Coordenou a Comissão de Avaliação Profissional de 2008 a 2012, da Febrasgo e participou da Comissão de Normatização de Títulos de Especialista da Associação Médica Brasileira (AMB). Foi presidente da Comissão de Corpo Docente da FCM-Unicamp, membro da Comissão Interna de Desenvolvimento Docente da Unicamp de julho/2013 a abril/2017 e chefe do Departamento de Tocoginecologia da Unicamp de dezembro/2015 a abril/2017. Foi diretora da Divisão de Obstetrícia do CAISM-UNICAMP de 05/2003 a janeiro/2011 e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP de março/2011 e abril/2013. Atua na área de Medicina, com ênfase em infecções congênitas, saúde sexual e reprodutiva incluindo IST-HIV/aids, assistência à gestação e parto, gestão de serviços e qualidade de atenção, educação superior e educação para médicos e demais profissionais da saúde. É revisora para periódicos e palestrante convidada para eventos nacionais e internacionais nas diversas áreas temáticas de atuação científica.
Professor Titular aposentado do Departamento de Medicina Translacional, Área de Genética Médica (anteriormente Departamento de Genética Médica) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se em Medicina pela mesma universidade (1978) e é inscrito no quadro de Médicos do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) desde 1979; realizou o Mestrado em Biologia Celular e Molecular no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp em 1981, concentrando sua atuação em pesquisa em Genética Bioquímica, Farmacogenética e Genética de Populações, além de ter atuado como pesquisador colaborador em projetos interdisciplinares e de outras especialidades médicas; obteve no mesmo IB o doutorado em Genética em 1984. Em 1987 tornou-se Professor Livre Docente da FCM da Unicamp, Área de Genética Médica e Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, tornando-se Professor Titular da Unicamp em 1988. Na Unicamp foi Chefe do Departamento de Genética Médica (1986 a 1988) da FCM, Coordenador da Subcomissão de Pós-graduação em Genética do IB (1988), Coordenador da Comissão de Pós-graduação da FCM (1988 a 1990) e Diretor da FCM (1990 a 1994), quando foi inscrito no Department of Continuing Education of Harvard Medical School (Boston, MA, USA), tendo frequentado o curso New Pathways in General Medical Education (1991). Ao par das atividades docentes nas disciplinas da sua especialidade e na gestão do módulo de Bioestatística do Curso de Graduação em Medicina da FCM da Unicamp, também exerceu atividades de extensão, como Médico, atuando desde 1979 no Serviço de Genética Clínica do Departamento de Genética Médica da FCM até 1998, quando passou a atuar na especialidade de Hematogenética do mesmo serviço, prestando aconselhamento genético a hemofílicos e familiares, a portadores de hemoglobinopatias hereditárias e orientação genética a doadores de sangue e portadores de traço falciforme e de hemoglobina C. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Paulista (Unip) em 2006 e Advogado inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção São Paulo, desde 2007. De 2013 a 2017 foi Pró-reitor de Graduação da Unicamp e em 2017 foi incluído na lista tríplice encaminhada ao Governador do Estado de São Paulo para a escolha do Reitor da Unicamp.
MARCELO KNOBEL, 55 anos, é professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atuando na investigação experimental de materiais magnéticos nanoestruturados. Dedica-se também à divulgação da ciência e da tecnologia e à Educação Superior. Em sua principal área de atuação, Knobel vem atuando em sistemas magnéticos nanoscópicos, investigando principalmente as interações dipolares em nanosistemas magnéticos, utilizando diversas técnicas experimentais, modelos teóricos e simulações computacionais. Esses sistemas, além do interesse em pesquisa básica, possuem diversas aplicações possíveis, principalmente em sistemas de gravação magnética e nanomedicina. O grupo de pesquisa que ele coordena desenvolve novos materiais nanocristalinos e realiza estudos através do desenvolvimento de novas técnicas magnéticas, estruturais e de transporte.Publicou mais de 300 artigos em revistas internacionais e 16 capítulos de livro; apresentou mais de 80 seminários convidados em diversas instituições e mais de 50 palestras convidadas em conferências internacionais. Seus trabalhos científicos têm impacto reconhecido pela comunidade e receberam mais de 11.000 citações na literatura internacional (ver http://scholar.google.com/citations?hl=pt-BRuser=_UkQ7B8AAAAJ).Knobel foi pioneiro no estudo da magnetoresistência gigante em sistemas granulares e na investigação da magnetoimpedância gigante em fios e fitas amorfos e nanocristalinos, com um grupo de pesquisa em magnetismo de renome internacional. Tem se dedicado também à divulgação científica, sendo idealizador do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, pesquisador na área de percepção pública da ciência, coordenador da série Meio de Cultura da Editora da Unicamp e Editor Chefe da revista Ciência Cultura, da SBPC. Foi Pró-Reitor de Graduação da Unicamp (2009-2013), onde implantou o Programa Interdisciplinar de Educação Superior (ProFIS). Foi diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física. Foi Reitor da Unicamp de 2017 a 2021. Foi Presidente do Insper de março a junho de 2023.
Pesquisador Nivel 1B do CNPq, concluiu o doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1979. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Campinas e Vice-Reitor da UNICAMP no período de 2009 a 2013. Também é membro de conselho consultivo da inúmeras revistas nacionais. e do Conselho Diretivo do Instituto de Estudos Brasil-Europa(IBE) e membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo desde 2012. Escreveu 27 artigos em periódicos especializados e 40 trabalhos em anais de eventos. Possui 43 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 1 software e outros 71 itens de produção técnica. Orientou 24 dissertações de mestrado e 24 teses de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica nas áreas de História e Letras, alºem de supervisionar 4 pós-doutorados. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens, dentre elas a Catedra Brasil-Portugal Telecom no Insituto de Ciências do Trabalho e da Empresa de Lisbora(ISCTE). Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de História, com ênfase em Teoria da HIstória, Historiografia, História Moderna e Contemporânea e História do Brasil República. Em suas atividades profissionais interagiu com 77 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Historia, historiografia, literatura, Classe Operaria, Memoria Historica, Historia do Brasil, Teoria e Filosofia da Historia e Memoria.
acharel em Física (1973) e Matemática (1974) pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1976) e Master of Science (1983) e Ph.D. (1985) em Matemática Aplicada pela Brown University (Estados Unidos da América). Professor titular aposentado, atualmente é pesquisador colaborador voluntário da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise matemática e controle de equações que modelam fenômenos da mecânica dos meios contínuos e biomatemática.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Biologia Celular e Estrutural (1986), doutorado em Biologia Vegetal (1989) e Livre docência (1998) na área de Biologia Celular, sempre na Unicamp, onde se aposentou como professor do Instituto de Biologia em 2011. Fez pós-doutorado em Grenoble, na França, trabalhando com paredes celulares vegetais. Atuou na administração de cursos (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas de 1994 a 1998), de Instituições (Pró-Reitor de Graduação da Unicamp de 1998 a 2002; Coordenador da Unidade de Ensino Superior do Centro Paula Souza – FATECs do Estado de São Paulo, de 2007 a 2012; Assessor Acadêmico e Pesquisador Institucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, de 2013 a 2017) e da educação (Membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, de 2001 até 2013). Membro da Diretoria Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras – Forgrad, gestão 1999-2000 (Coordenador da Regional Sudeste) e 2000-2001 (Vice-Presidente); Presidente da Câmara de Educação Superior do CEE-SP nos biênios ago/2004-jul/2006 e ago/2011-jul/2013. Possui publicações na área biológica e da educação, participações e organização de congressos, palestras e outras. Avaliador Institucional e de Cursos do INEP desde 1996 e do CEE-SP desde 2013. É professor formador e autor de materiais para disciplinas de cursos a distância.
Possui Graduação em Engenharia Mecânica, pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1985). Pós Doutorado na Universidade da Florida – Gaininesville – USA, Departamento de Engenharia e Ciências Ambientais (1998/1999). Atualmente é pesquisador visitante da Universidade Estadual de Campinas – Núcleo de Planejamento Energético. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Planejamento de Sistemas Energéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: aquecedor solar, refrigeração e ar condicionado, análise energética e sustentabilidade
Como Químico Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1966), e Ph.D. em Química pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (espectroscopia infravermelha, 1975), Bassi fez pós-doutorado de um ano no Projeto de Teoria Quântica da Universidade da Flórida (química quântica, 1977). Atualmente, suas atividades de pesquisa e orientação de estudantes de pós-graduação são sobre: (1) educação em termodinâmica, incluindo a ligação entre a termodinâmica de Gibbs e os conceitos de mecânica contínua, (2) aplicações da termodinâmica temporal de processos homogêneos a líquidos não estáveis (superaquecidos, super-resfriados , e líquidos vítreos) e (3) aplicações da mecânica contínua a corpos submetidos a transformações físicas e químicas. Na Universidade Estadual de Campinas, Bassi atuou como Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências/Química, Diretor do Instituto de Química, Vice-Reitor de Cursos de Graduação e membro eleito do Conselho Universitário.
Antonio Mário Antunes Sette nasceu em Pernambuco. Casou-se com Neide Maria Durães Sette, com a qual teve três filhos. Sette, como é conhecido no meio acadêmico, formou-se Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe) no ano de 1967. Fez seu mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob a orientação do Professor Newton Carneiro Afonso da Costa. Em 1977, doutorou-se pela Universidade de São Paulo (USP), também sob a orientação de Da Costa. Iniciou sua atividade profissional em 1966, como professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 1968, foi contratado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e logo depois, em 1969, pelo Instituto de Matemática Estatística e Ciência da Computação (IMECC) da Unicamp. Leopoldo Nachbin foi seu orientador no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. Em Marseille, na França, na década de 70, Sette trabalhou com R. Fraissé. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL), criada em 14 de fevereiro de 1979, foi seu primeiro vice-presidente, durante a gestão de 1979 a 1980 e tesoureiro de 1981 a 1982. Em 1983, titulou-se Professor Livre Docente. Na Unicamp exerceu alguns cargos administrativos, entre os quais se destaca o cargo de Diretor e vice-diretor do IMECC, de 1984 a 1986, de presidente da Comissão Deliberativa do Vestibular, de 1986 a 1990 e de Pró-Reitor de Graduação, no período de 1986 a 1990. Suas pesquisas e trabalhos foram nas áreas de Álgebra da Lógica, Teoria de Modelos, Método Algébrico em Teoria de Modelos, Aspectos Geométricos das Linguagens Lógicas, Traduções e/ou Interpretações entre Lógicas e Lógicas não clássicas.