No dia 29 de Maio de 2024, no qual historicamente é comemorado o Dia do Geógrafo, ocorreu no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas a “Aula Magna: as Matrizes do Pensamento Geográfico Brasileiro” proferida pelo Prof. Dr. Ruy Moreira, com o objetivo de apresentar e estimular os graduandos ao pensamento crítico, além de comemorar a data que visa celebrar as pessoas que dedicam suas vidas a lecionar, pesquisar e compreender a ciência geográfica.

O evento foi viabilizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp por meio do Edital Acolhe 2024, com o apoio do Instituto de Geociências, do Laboratório de Epistemologia e História da Geografia, do Programa de Pós-Graduação em geografia, da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas e Centro Acadêmico de Ciências da Terra.

O intuito da aula magna sobre as matrizes do pensamento geográfico brasileiro é refletir sobre a formação da ciência geográfica e como as suas bases se moldaram ao longo do tempo. Desta maneira, o Professor Ruy Moreira contribuiu significativamente para a construção da geografia no Brasil e entende que o conhecimento resulta dessa relação dialética, assim como a formação do arranjo espacial, objeto de estudo para o geógrafo.

Pode ler mais sobre o evento aqui.

Prof. Dr. Ruy Moreira e convidados
plateia do evento
salva de palmas da plateia