pessoas em uma reunião

Um relatório detalhado com projetos de melhorias de acessibilidade para os campi da Unicamp foi entregue na tarde desta quinta-feira, dias 15, ao reitor da Universidade, Marcelo Knobel. O documento apresenta informações de alguns dos projetos considerados essenciais para viabilizar a ampla mobilidade de pessoas com deficiência na Unicamp. Participam da equipe de desenvolvimento do relatório o professor Edvaldo Sabadinni, o assessor de projetos da Pró-reitoria de Graduação Carlos Roberto Carducci,  os arquitetos Edilene Donadon, Edson Nielsen, Fábio Augusto Locilento, Flávia Brito Garboggini e Patrícia Ferrari Schedenfeld e os engenheiros Marcela Candian Paduelli e Thomaz Sussumu Owada. A Pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, participou da reunião para acompanhar as discussões que refletem uma preocupação direta sobre as questões de inclusão, acesso e sucesso na universidade.

Além de contemplar estudos que identificam os principais pontos críticos de acessibilidade, o levantamento aponta as demandas de regularizações e planos de requalificação nas estruturas de prédios, calçadas, praças e espaços de convívio na Universidade. O relatório traz também uma análise sobre como se deu a ocupação do campus de Campinas, apontando questões que orientaram sua implantação e indica projetos considerados de maior urgência, que vem aguardando disponibilização de recursos para execução.

Os campi da Faculdade de Odontologia (FOP), em Piracicaba e da Faculdade de Tecnologia (FT), em Limeira, também tiveram considerações importantes levantadas nos estudos, além das observações referentes aos colégios técnicos Cotuca, na cidade de Campinas e Cotil, na cidade de Limeira. Já a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), também na cidade de Limeira, é citada como referência, uma vez que sua estrutura foi toda projetada em atendimento às normas e leis de acessibilidade.

A elaboração desse relatório é decorrente de uma visita do secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), Luiz Carlos Lopes, à Universidade, e atende a necessidade de solicitação de recursos junto ao Governo do Estado de São Paulo para implementação de projetos de acessibilidade. O próximo passo será a entrega do documento ao secretário, que intermediará a solicitação.

Para Marcelo Knobel a questão da acessibilidade é fundamental e a Unicamp quer dar toda a atenção para esse assunto. “Claro que isso tem um custo e precisamos buscar recursos para poder realizar esses projetos. Agora que temos um levantamento integrado e muito bem organizado, podemos avançar em um plano mais concreto de acessibilidade para a Universidade”, enfatiza o reitor.

Essas propostas, embasadas nos conceitos do Desenho Universal – que garantem projetos com igualdade de condições de uso desde sua concepção – são elementos fundamentais do Plano Diretor da Unicamp, que vem sendo acompanhado com muito interesse pela comunidade acadêmica.

Inclusão em foco

Em outubro do ano passado, o secretário adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPCD), Luiz Carlos Lopes, esteve na Unicamp durante a reunião da Câmara Deliberativa do Vestibular e apresentou um pedido de incorporação de propostas que contemplem ações para o ingresso de pessoas com deficiência no processo seletivo da Universidade. Na ocasião, o coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e presidente do Grupo de Trabalho (GT) Ingresso, José Alves de Freitas Neto, informou que as demandas da SDPCD seriam apreciadas pelo GT Ingresso e informadas às instâncias seguintes, com o objetivo de que novos estudos possam ser realizados.