O ProFIS foi criado para:

• Expandir a inclusão social na UNICAMP.
  • Servir de porta de entrada para os cursos de graduação da UNICAMP.
  • Dar aos alunos uma formação geral, de caráter multidisciplinar, que proporcione uma visão integrada do mundo contemporâneo.
  • Preparar os alunos para as mais variadas profissões.

O ProFIS visa formar pessoas:

• com cultura ampla,com visão crítica,
  • com espírito científico,
  • com pensamento crítico e flexível,
  • preparadas para o exercício da cidadania,
  • preparadas para o mundo do trabalho,
  • preparadas para participar de uma sociedade globalizada

O ProFIS visa desenvolver:

• as habilidades de comunicação oral e escrita em português e inglês;
  • o raciocínio lógico, formal e abstrato;
  • a análise de fenômenos reais;
  • a capacidade de transferir conhecimento de um cenário para outro;
  • a capacidade de resolver problemas de forma cooperativa e integrada;
  • as habilidades de pesquisa;
  • o conhecimento básico do mundo natural, social, artístico e do significado da cultura humana;
  • a ética e a responsabilidade cívica e social.

Bolsas e Auxílios

Muitos alunos do ensino médio cujas famílias passam por dificuldades financeiras podem se interessar pelo ProFIS, mas têm medo de se candidatarem, por se sentirem impedidos de trabalhar tendo aulas pela manhã e à tarde. Para garantir que esses alunos tenham condições de se manterem enquanto frequentam os dois anos do curso, a UNICAMP oferece várias modalidades de auxílio.

A universidade concede a todos os alunos do ProFIS, bolsas de estudo durante os dois primeiros anos do curso, no valor de R$ 700,00 mensais. Além disso, os alunos contam com auxílio transporte e auxílio alimentação, que são apoios financeiros (em dinheiro), para que os alunos possam vir à UNICAMP e voltar para casa diariamente e para que possam fazer suas refeições no restaurante universitário, popularmente conhecido como Bandejão. A concessão desses auxílios é feita pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Número de Vagas por Curso

O preenchimento das vagas é feito com base nas notas obtidas pelos alunos nas disciplinas obrigatórias do ProFIS. O aluno com maior coeficiente de rendimento nas disciplinas obrigatórias escolhe em que curso quer ingressar, em seguida, o segundo melhor colocado escolhe uma das vagas restantes e assim sucessivamente, seguindo a ordem decrescente das notas, até que todos os alunos sejam contemplados.

Para ingresso nos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, o aluno deve estar aprovado na prova de habilidades específicas dos respectivos cursos, de acordo com o calendário da COMVEST.