A Unicamp celebra a eleição de três de seus professores como membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), em reconhecimento a suas contribuições científicas e acadêmicas.
A pró-reitora de Graduação, Mônica Alonso Cotta (IFGW), foi eleita na área de Ciências Físicas, reforçando o papel central da universidade na formação, pesquisa e inovação. Também foram eleitos Jacinta Enzweiler (IG), em Ciências da Terra, e Jorge Sidney Coli Junior (IFCH), em Ciências Sociais.

A pró-reitora de Graduação da Unicamp ressaltou o reconhecimento da ABC. “É uma grande honra e uma grande alegria ser eleita pela Academia Brasileira de Ciências, acredito que o reconhecimento não foi somente por uma questão de currículo acadêmico, mas também pelas minhas contribuições em outras esferas, seja na sociedade científica ou na assessoria de agências, entre outros. Nunca abri mão de valores e princípios, como a igualdade de gênero, e trouxe esses princípios, que são valores da Unicamp, para dentro das esferas onde atuo. Acredito que esse reconhecimento representa uma espécie de convite para continuar atuando do mesmo jeito e espero continuar fazendo isso enquanto estiver ativa, levando meus princípios e valores para onde eu for”, afirmou a Profa. Mônica ao Portal da Unicamp.
Entre os novos membros estão dez mulheres e nove homens, um avanço importante para a representatividade na ciência brasileira.
A posse acontecerá durante a Reunião Magna da ABC, no Rio de Janeiro, entre 5 e 7 de maio de 2026.
