Concebido pelo Ministério da Saúde, o Edital do AfirmaSUS foi lançado em setembro de 2025 e convidou as Instituições de Ensino Superior a submeterem propostas de projetos no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para discentes na área da saúde.
Os cinco eixos possíveis perpassam a promoção da diversidade, estratégias de ampliação do acesso e ações de cuidado à saúde mental, entre outros — todos com recortes interseccionais que buscam a diversidade e a interculturalidade.
Conforme o edital, a Unicamp pôde submeter duas propostas de diferentes campi. Por isso, para incentivar a construção de propostas que considerassem a colaboração entre cursos, a Pró-Reitoria de Graduação articulou conversas e coordenou a submissão das propostas.
A primeira proposta, intitulada “Programa Interdisciplinar de Atenção Precoce em Saúde do Centro de Pesquisa e Atendimento Odontológico para Pacientes Especiais (Cepae)”, foi encaminhada pela FOP e contempla o curso de Odontologia, único oferecido na cidade de Piracicaba.
A segunda proposta, cujo título é “Fortalecendo o Protagonismo das Pessoas com Deficiência nos Territórios”, representou o campus de Campinas e foi concebida por representantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Fonoaudiologia.
O resultado final foi divulgado em 30 de outubro de 2025, e ambas as propostas foram selecionadas.
📄 Confira o resultado completo no site do Ministério da Saúde.
A PRG parabeniza e agradece o empenho e a dedicação das pessoas proponentes e acredita no sucesso na implementação dos projetos.
 
                      
                      
                      
                      
                     