Nos dias 8, 9 e 10 de maio a Unicamp acolherá a 1ª edição do Workshop do Projeto Energia Limpa, Vida Sustentável, que visa impulsionar o acesso à energia elétrica sustentável a comunidades indígenas nas regiões do Baixo Oiapoque, no Amapá, e da Calha Norte, no Pará.
Como parte do workshop aconteceram as apresentações do grupo de teatro Maiuhi e a apresentação do grupo musical Keneihu, na quinta feira 9 de Maio das 18h às 21h no Teatro de Arena.
“Desaldeada” foi proposta por atores palikur-arukwayene e mergulha na complexa questão da migração de indígenas de suas aldeias em busca de educação na cidade. A história central gira em torno de uma indígena que estuda Enfermagem na cidade e retorna para sua comunidade com o desejo de contribuir para o bem-estar de seu povo. No entanto, ela enfrenta duras críticas por parte de sua própria comunidade, que a rotula de “desaldeada” e questiona sua identidade e comprometimento com seu povo.
Também aconteceram as exposições artísticas Pahakap: memória e mundo Arukwayeno, da artista Keyla Palikur, e Os povos indígenas e a natureza, de Milton Galibis, na quarta 08 de Maio das 19h às 21h no hall da Biblioteca Octávio Ianni.