Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Como parte do esforço coletivo de ampliar uma formação sobre Educação Ambiental em todas as graduações da UNICAMP, a PRG faz divulgação da Disciplina Eletiva de Fundamentos e Práticas em Educação Ambiental EP817A, que está aberta para discentes de TODOS os cursos da Unicamp e para estudantes especiais.

Seguem mais informações sobre o local, o horario e os tópicos da disciplina.

________________________________________

Fundamentos e Práticas em EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4 créditos)

EP817 A (Tóp.Esp.Educação) da Faculdade de Educação – UNICAMP)

Sextas-feiras das 08:00 às 12:00

Prof. Sandro Tonso (responsável)

Local dos Encontros: Faculdade de Educação (campus de Campinas)

Duração/Horário: 15 Encontros às 6ª feiras, das 08:00 às 12:00

Início: dia 08/03 /2024  Término: 21/06/2024.

Esta disciplina integra um esforço coletivo de diferentes disciplinas para “ambientalizar a formação” oferecida pela UNICAMP.

Herdeira da disciplina AM016, a ED817 trará o tema das diversas dimensões da (in)sustentabilidade da vida humana e do papel de uma Educação Ambiental Crítica na compreensão e no enfrentamento destas questões.

A disciplina é aberta a TODAS as graduações oferecidas pela UNICAMP, procurando favorecer uma postura coletiva e interdisciplinar da questão.

Não há pré-requisitos e os encontros se desenvolverão na forma de diálogos e debates a partir de temas e materiais em diferentes mídias.

Abaixo, os principais tópicos a serem desenvolvidos nas aulas

  • Questão Socioambiental: histórico, percepção de sua natureza complexa.
  • Desenvolvimento Sustentável: histórico, principais eventos, críticas
  • As diferentes linhas de Educação Ambiental.
  • Principais Políticas Públicas nacionais de EA
  • Fundamentos conceituais e metodológicos de EA
  • Avaliação de projetos de EA
  • EA em escolas: disciplinarizar ou não?
  • Projetos e ações reais de EA na educação formal e não-formal.
  • Construção, em grupos, de projetos de Mínimas Intervenções Possíveis em EA

_______________________________________________________________________________________

Imagem: (Reprodução/Freepik/jcomp/ Link)

Ir para o topo