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BOLETIM COVID-19 MORADIA Nº 08 – 07/mai/2021

Este é o 7º Boletim referente ao trabalho desenvolvido na Moradia Estudantil em parceria com o Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), Representantes Discentes do Conselho da Moradia, estudantes voluntários, Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e a equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) desde o início da Pandemia.  Estamos atentos e monitorando a COVID-19.

Neste NOVO período crítico que estamos vivendo é fundamental REAFIRMAR algumas ações e atividades:1. Ampliação imediata da circulação de pessoas, em especial, na primeira quinzena de março para diminuir a transmissão do vírus, mantendo a vigilância até que retomemos patamares adequados nos serviços de atenção.2. Manutenção de todas medidas preventivas (distanciamento físico, uso de máscaras e higiene das mãos).3. Colaboração e fortalecimento da Vigilância Epidemiológica no território da Moradia, integrada com CECOM, objetivando a: detecção precoce, investigação laboratorial, isolamento, quarentena e busca ativa de casos suspeitos e confirmados.4. Apoio e comparecimento em todas as oportunidades de vacinação pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) do SUS, conforme divulgado e oportunizado a toda a população. Apoio e orientação aos estudantes e moradores indígenas na vacinação contra a COVID-19 realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica dos Povos Indígenas – CAIAPI.5. Campanhas de apoio, ampliação e adesão ao voluntariado e comunicação às pessoas que precisam fazer ISOLAMENTO, seja devido à testagem de retorno, seja  devido aos sintomas da COVID-19.6. Lembramos que as Bolsas e contemplações do SAE estão sendo mantidas e foram ajustadas da melhor forma possível, mesmo durante o estado de emergência e desmonte das políticas sociais que têm tido lugar em todo o país. A ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO / CONTEMPLAÇÃO FOI PRORROGADO ATÉ 31/jul/2021.A efetividade da implementação dessas ações depende do envolvimento e participação de todos, individual e politicamente. Todos os esforços devem ser feitos por parte das autoridades políticas e sanitárias para superar esta crise. A sociedade, por sua vez, precisa se unir solidariamente e participar ativamente.Vale relembrar as Medidas de Prevenção:– Não participar de aglomerações, como reuniões, festas de confraternização em  casas, bares e restaurantes;– Distanciamento físico de 2 metros parados e 4 metros em movimento;– Uso de Máscaras (obrigatório na Moradia);– Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%– Manter ambientes ventilados / arejados– Pessoas com sintomas de “resfriado” ou “gripe” devem ficar imediatamente em  isolamento respiratório, pois pode ser COVID-19. 
  1. SITUAÇÃO NA MORADIA NO PERÍODO DE 22/06/2020 À 30/04/2021

No período foram investigados 95 casos sintomáticos e seus contactantes, destes, 81 são estudantes moradores, 08 são hóspedes e 06 funcionários. Em 88 casos foi realizada a coleta de swab nasofaríngeo para realização do RT-PCR. Desse total, 73 tiveram o resultado RT-PCR  não-detectável (negativo) e 15 RT-PCR Detectável (positivo) para COVID-19, conforme Figura a seguir.

gráfico de evolução dos casos de covid de março de 2020 a abril de 2021
gráfico de formulários de teste de covid preenchidos de março de 2020 a abril de 2021

Do dia 20/08/2020 à 31/03/2021 foram realizados 161 exames RT-PCR para COVID-19 em alunos que retornaram para a moradia. Desse total, 158 tiveram o resultado RT-PCR  não-detectável (negativo) e 03 RT-PCR Detectável (positivo) para COVID-19.

Esse protocolo de retorno dos estudantes à Moradia prevê a informação prévia, o  agendamento da testagem, o acompanhamento e orientações pela enfermagem e equipe da  Vigilância Epidemiológica do CECOM, a qual também é responsável pelo retorno dos  resultados aos estudantes, por e-mail e/ou pelo celular.

Para todos os casos sob investigação e para os casos positivos foi disponibilizado o apoio  de voluntários da comissão SOS-COVID-19 na Moradia, com a busca e entrega das  marmitas do Restaurante Universitário para aqueles que são contemplados com esta bolsa do SAE, realização de compras e destinação adequada dos  resíduos, com a inestimável parceria do Serviço Social do SAE.

O CECOM continua atendendo todos os casos de sintomáticos respiratórios em seu Serviço  de Pronto-Atendimento que funciona de segunda à sexta-feira no horário das 7h às 17h30.  Fiquem atentos aos sintomas!

Centro de Saúde da Comunidade – CECOM 

Administração e Coordenação Executiva da Moradia Estudantil 

Grupo de Trabalho 3 – Unicamp

Caso queira acessar também os boletins anteriores, seguem os links abaixo:

– Feed de Notícias Moradia: https://www.prg.unicamp.br/category/moradia/

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