O Programa Professor Especialista Visitante em Graduação (PPEVG) divulgou, no último mês de outubro, seu 17º edital para seleção de propostas referente às atividades do primeiro semestre de 2019. Desde sua criação em agosto de 2010, cerca de 120 especialistas visitantes estiveram na Unicamp. Na 16ª edição, correspondente ao 2º semestre de 2018, foi possível promover o encontro dos participantes para a discutir resultados, expectativas, sugestões e demandas. O 1º Workshop do PPEVG foi organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) no Auditório Life, do Instituto de Química (IQ), no dia 13/11, com a presença de coordenadores dos cursos e seus professores visitantes de diferentes institutos e campi da Unicamp.
Para o professor do Instituto de Química (IQ) e Assessor da PRG, Edvaldo Sabadini “a filosofia desse programa é trazer para a Universidade profissionais de reconhecida competência que possam complementar e agregar seus conhecimentos às atividades acadêmicas.”
Wanilson Luiz Silva, coordenado associado do Instituto de Geociências (IG) reforça que os selecionados “são profissionais que trazem vivências extras dos mais variados trabalhos, junto a grandes empresas, por exemplo. É um contato direto da prática que desperta muito o interesse dos estudantes e pode ser transmitido a eles de uma outra forma, diferente dos professores da Universidade”, explica Wanilson.
A professora visitante do curso de fonoaudiologia, Cilmara Costa Levy, que também atua na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) contou que, inicialmente, estar em duas universidades foi bastante desafiador. “Os alunos são completamente diferentes, as disciplinas são outras. As vezes a gente chega e de repente tem que se adequar ao que temos aqui. Foi uma experiência riquíssima. Profissionalmente me senti muito lisonjeada”, expôs Cilmara. Para ela, a diversidade encontrada dentro do próprio programa foi um ponto muito relevante. “Acredito que fez toda diferença, porque da mesma forma que a gente contribui também vamos obtendo um retorno profissional variado e muito enriquecedor” ressaltou a professora visitante.
Para o Assessor da PRG, Edvaldo Sabadini, fica muito claro, ao analisar os relatórios finais do programa, que a iniciativa é muito bem-sucedida. “A escolha dos profissionais e todo o processo de integração trabalhado junto ao coordenador, traz um conhecimento novo e uma nova forma de ver as possibilidades de trabalho nas disciplinas”, destaca Edvaldo.
Para a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Christiane Marques do Couto, uma das possíveis melhorias do programa pode estar na centralização dos profissionais selecionados em um espaço comum de vivência. “Um lugar onde eles possam ter à disposição alguns materiais de suporte como computadores e outros recursos, além de trocarem ideias sobre seus trabalhos e experiências na Unicamp”, aponta Christiane. Citou o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) como uma das melhores alternativas, o que foi imediatamente aprovado.
De acordo com Sabadini, o programa está em constante aperfeiçoamento e uma das propostas é antecipar a divulgação dos próximos editais. “Iniciativas simples como essa podem facilitar o processo, desde a submissão das propostas até o início das atividades do professor visitante selecionado” explica o assessor.
Novos encontros estão previstos pela PRG para futuras discussões e aprimoramentos do programa.
Confira abaixo alguns registros do encontro: