Permanência Estudantil é Tema de Congresso do SAE e PRG

O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) organizam o “I Congresso de Projetos de Apoio à Permanência de Estudantes de Graduação da Unicamp”que ocorrerá no dia 22 de outubro de 2018, das 9h  às 17 horas.

A abertura do evento, seguida de uma mesa redonda, será no Auditório do Instituto de Artes (IA), enquanto os pôsteres dos projetos das bolsas BAS (Bolsa Auxílio-Social),  BAEF (Bolsa Formação Ensino e Pesquisa) e BAA (Bolsa Aluno-Artista) serão expostos no Ginásio Multidiscilpinar. O Congresso tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e é considerado pioneiro nas universidades paulistas, pela abordagem dos projetos de uma forma ampla, envolvendo tanto os bolsistas que os desenvolvem, como os orientadores que podem ser docentes ou funcionários de carreira, responsáveis por áreas acadêmicas ou administrativas da Universidade, contribuindo de forma efetiva no campo do ensino, pesquisa e extensão, tripé de excelência numa universidade pública e de qualidade.

Um dos objetivos do Congresso é divulgar os projetos como interface entre a vivência acadêmica e universitária, visando a formação integral dos graduandos, seja na futura profissão, seja na integração à sociedade. Outros objetivos são: afirmar a importância dos Programas de Bolsas-Auxílio, Bolsa Formação Ensino e Pesquisa e Bolsa Aluno-Artista, gerenciados pelo SAE, como política de permanência e incentivo à cultura; contribuir com a qualidade da formação dos estudantes; fomentar a reflexão dos órgãos gestores e do próprio corpo estudantil  com relação à construção e sistematização do ensino e do conhecimento, entre outras expectativas.

Inovação

Tal iniciativa inovadora vem colocar em destaque cerca de 950 projetos aprovados em 2018, envolvendo  1.780 bolsistas BAS, 50 bolsistas BAEF e 38 bolsistas alunos-artistas BAA, para a apreciação da comunidade universitária. É uma ótima oportunidade da comunidade universitária conhecer centenas de projetos distintos e importantes para as áreas de Ciências Humanas,  Biológicas, da Saúde e da Terra, Ciências Exatas e Tecnológicas, suas propostas, execução e resultados. Os visitantes do Congresso poderão dialogar com os orientadores e bolsistas a respeito dos projetos, ou simplesmente examinar os pôsteres. A participação de alunos-artistas na apresentação de pôsteres e mostras de performances artísticas devem colocar um brilho especial no evento. Importante esclarecer aos interessados que as submissões dos pôsteres e apresentação dos projetos serão livres. Porém, todos os envolvidos nesses projetos serão incentivados pela organização a se inscreverem e expor os seus projetos.

Além de afirmar a importância das ações institucionais direcionadas à assistência estudantil e à permanência dos estudantes que buscam o apoio do SAE por meio do Processo Seletivo de Bolsas-Auxílio por critérios socioeconômico e acadêmico, o Congresso será um piloto, por ser o primeiro nestes moldes, para o aprimoramento dos próximos que virão.

Durante o evento de apresentação de pôsteres, serão selecionados alguns projetos eleitos por autoridades e convidados, como relevantes para premiação.

9h – Credenciamento e Fixação dos Pôsteres

Local: Ginásio Multidisciplinar

9h30 – Mesa de Abertura

Local: Auditório do Instituto de Artes

10h às 12h – Mesa Redonda: “Programas Sociais de Permanência Estudantil na Universidade: Conquistas e Desafios”

12h às 13h – Intervalo para o almoço

13h às 16h – Exposição Pôsteres – Local: Ginásio Multidisciplinar

16h às 17h – Síntese: O Que Podemos Avançar?

Encerramento com a premiação de alguns projetos selecionados

Sobre as Inscrições

As inscrições estarão abertas de 1º a 20 de agosto de 2018

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelos orientadores dos projetos BAS, BAEF e Aluno-Artista