A Pró-Reitora e Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, participou, nos dias 4 e 5 de julho, do 4º Congresso de Graduação da Universidade de São Paulo (USP). Apresentando o tema “Métodos de Avaliação do Estudante e os Indicadores de Desempenho dos cursos de Graduação”, a Pró-Reitora compartilhou resultados dos monitoramentos realizados nos cursos de Graduação da Unicamp e destacou também os Projetos Estratégicos de melhorias acadêmicas adotados em sua gestão. Entre eles estão: RenovaGrad, que proporciona atividades de cursos, palestras e workshops para apoiar a revisão dos currículos dos cursos ; o GestaGrad, que oferece apoio aos coordenadores para gestão acadêmica e o AssessoraGrad, voltado para procedimentos das secretarias dos cursos de Graduação da Unicamp. As experiências da Unicamp suscitaram muito interesse e trouxeram novas perspectivas sobre os debates sobre  a gestão acadêmica.

O Congresso de Graduação é um fórum dedicado ao compartilhamento e discussão das experiências e inovações no ensino de graduação e chega à sua 4ª edição como uma referência para o ensino de graduação. Reconhecido como um espaço importante para debater, explorar, reelaborar e aprimorar o ensino de graduação, o congresso promovido pela USP mostrou inúmeras experiências de mudanças no ensino de Graduação na USP. Os mais de 300 trabalhos apresentados  e cerca de 12 workshops e oficinas de todas as áreas do conhecimento comprovaram o interesse e envolvimento dos docentes e discentes com as temáticas debatidas.

A ideia central desta 4ª edição “Buscando a Transdisciplinaridade na Construção do Conhecimento” – reforçou a concepção do Congresso de Graduação: compartilhar experiências que potencializem o ensino, no cenário de convergência acadêmica em que vivemos.

Unicamp participa do 4º Congresso de Graduação da USP

A Pró-Reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral durante sua apresentação no congresso.