banner calourada 2018

Popularmente conhecida como Calourada, a programação de recepção aos ingressantes ganhou uma página eletrônica exclusiva na internet com detalhes de uma programação variada, especificamente definida para dar as boas vindas aos aprovados no Vestibular Unicamp 2018.
Além da missão de oferecer um ensino de qualidade, a Universidade busca também, com a disponibilização desse conteúdo, apresentar elementos que contribuam para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e harmônica. Dentre as atividades que integrarão a Calourada, a partir do dia 26 de fevereiro, data da confirmação da matrícula, estão: apresentações artísticas e culturais, gincanas, piquenique e um passeio por Campinas, além do já tradicional Trote da Cidadania, organizado pelos veteranos.
Para a assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), professora Daniela Gatti, “o objetivo dessas iniciativas é fazer com que os calouros se sintam acolhidos e experimentem um pouco do que vão vivenciar pelos próximos anos no ambiente universitário”.
Além da programação geral, o Guia para Ingressantes traz programações específicas organizadas pelas unidades de ensino e pesquisa; oferece informações sobre a Universidade e os diferentes programas de apoio aos estudantes, como a concessão de bolsas sociais e de iniciação científica e relaciona, ainda, serviços essenciais oferecidos à comunidade interna, como as assistências nas áreas médica, odontológica e psicológica.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Eliana Amaral, o objetivo tanto da Calourada quanto do guia é acolher adequadamente os novos estudantes num momento em que eles experimentam uma espécie de rito de passagem. “Será a primeira vez que muitos desses jovens sairão da casa dos pais. Virão para um ambiente novo e, em muitos casos, para uma cidade nova. Assim, é importante que mostremos tanto para eles quanto para suas famílias que a Unicamp está preparada para oferecer o apoio necessário para que cumpram seus estudos com tranquilidade”, pontua.

Consulte o Guia para Ingressantes!