No contexto da economia do conhecimento, em uma realidade de profundas transformações, a temática dos modelos institucionais de educação superior tem adquirido relevância. Objetivando contribuir com esse tema, a próxima edição do seminário LEES tratará do modelo formado pelas universidades comunitárias regionais do sul do Brasil. Localizadas no interior dos estados do Rio Grande do Sul e Santa
Catarina, as instituições comunitárias regionais são experiências públicas não estatais, que emergiram da iniciativa das sociedades locais e caracterizam-se pelo compromisso com o desenvolvimento de suas regiões de abrangência.
Superando as perspectivas tradicionais que enquadram os modelos institucionais de educação superior dentro da dicotomia público versus privado – em que público é sinônimo de estatal e privado é sinônimo de mercado – parte-se do pressuposto de que a educação superior (e suas instituições) é pública e privada ao mesmo tempo, na forma de uma composição variável . Com base nisso, a pesquisa desenvolvida
demonstra que as universidades comunitárias regionais compõem um modelo peculiar, que, em meio a um contexto permeado por contradições e tensionamentos, apresenta composições entre público e privado tendentes ao equilíbrio, o que lhe confere uma feição eminentemente híbrida. Tal característica, ao mesmo tempo em que pode fornecer ao modelo em análise plasticidade para se mover frente aos desafios que emergem do capitalismo acadêmico, também pode consubstanciar resiliência para preservar a ideia de educação superior como bem público.
Seminário LEES – Entre o público e o privado: o modelo comunitário de universidade
Palestrante: Cristina Fioreze – Dra em Sociologia (UFRGS) e profa. da Universidade de Passo Fundo
Dia 14/09/2017 às 09:30 – Auditório NEPP – Av. Albert Einstein ,1300, Unicamp – Campinas/SP