A Universidade Estadual de Campinas, por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), torna público o presente Edital para a seleção de alunos de graduação para preenchimento de vagas no grupo PET Engenharia Química.

O Programa de Educação Tutorial foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante recebe apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.
EDITAL:
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA FORMAÇÃO DOS GRUPOS PET
(Maiores detalhes:

1. Caracterização
O Projeto “Atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão em Engenharia Química” da Faculdade de Engenharia Química foi aprovado no Edital no 9 – PET 2010 do MEC, para constituir um grupo PET. A PRG torna público o critério de seleção dos bolsistas para este grupo.

2. Documentos necessários para a inscrição:
2.1 Responder o formulário de inscrição disponível no link:

3. Requisitos do Candidato
Poderão se candidatar alunos do curso de Engenharia Química que estão cursando do primeiro ao terceiro ano (período integral) e do primeiro ao quarto ano (período noturno) no momento deste processo seletivo.

4. Critérios de seleção:
4.1 Análise dos documentos – serão analisadas as respostas do formulário de inscrição.
4.2 Painel de apresentação individual – o candidato irá se apresentar, explicitando as atividades que realizou interligadas aos pilares atuantes do Grupo PET: Ensino, Pesquisa e Extensão. O candidato poderá contar as suas experiências, valores, e expectativas para com a nossa entidade; explicar por que deseja entrar no PET e no que mais se identifica com o Grupo, além de mostrar como pode contribuir para trazer mais transformações e impacto a esta entidade que completa 5 anos de existência.
4.3 Dinâmica de grupo – o candidato participará de uma dinâmica em grupo, com tema relacionado a engenharia química. A finalidade desta prova é analisar as competências do candidato quando submetido a uma atividade em grupo. Tendo a vista que o novo membro irá passar a maior parte do tempo se dedicando a atividades em conjunto com membros com diferentes perfis, o primeiro deverá apresentar competências ou potencial que o mostrem eficiente para desenvolver tais atividades.
4.4 Entrevista individual – é uma etapa em que a equipe de Recursos Humanos irá conversar com o candidato procurando conhecê-lo melhor e tirar algumas dúvidas que ficaram das etapas anteriores do processo seletivo. É como um bate-papo para saber como é a rotina do mesmo, o que ele gosta e o que ele almeja. Além disso, será avaliado o seu conhecimento do grupo e pretende-se conhecer os interesses do candidato e qual dos três pilares – Pesquisa, Ensino ou Extensão – é o que mais lhe agrada. A entrevista é um momento de aproximação e será uma etapa classificatória para a última fase do processo seletivo.
4.5 Projeto Trainee – é uma das etapas mais importantes do processo seletivo. Nessa última etapa do processo, os candidatos deverão cumprir uma atividade em grupo que foi construída pelos membros do PET, com o intuito de analisar a desenvoltura dos candidatos em resolver problemas e ao agir em grupo. Esse projeto também tem como finalidade mostrar aos candidatos um pouco sobre o funcionamento do PET. Aos candidatos aprovados nessa etapa serão considerados membros da entidade.
4.6 A seleção será feita por uma comissão composta por 03 professores do curso de Engenharia Química, sob a coordenação do tutor responsável pelo grupo.

5. Da Bolsa:
5.1 O valor da bolsa do programa PET é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

6. Do Projeto
6.1 “Atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão em Engenharia Química”
O Programa de Educação Tutorial – PET, financiado pelo Ministério da Educação, possui a importante finalidade de permitir a criação de grupos de estudantes de graduação, das mais variadas áreas do conhecimento, integrando as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. A existência do Programa PET vem atender ao anseio da comunidade acadêmica pela possibilidade de realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica dos estudantes e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. A proposta tem como principal objetivo apresentar um conjunto de atividades multidisciplinares, elaboradas com o intuito de promover o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento acadêmico entre os alunos de graduação do curso de Engenharia Química da UNICAMP, modernizando as metodologias de ensino, pesquisa e extensão, consequentemente elevando a qualidade acadêmica.
Tutor: Prof. Dr. Flávio Vasconcelos da Silva (flavio@feq.unicamp.br)
6.2 Comitê Local de Acompanhamento
Programa de Educação Tutorial da Unicamp – PET
Prof. Dr. Flávio Vasconcelos da Silva – Tutor (FEQ)