Trote Cidadania Integrado

Na próxima segunda-feira (29), às 18 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, será realizada a cerimônia oficial de abertura da 14ª edição do Trote da Cidadania Integrado, que contará com a participação do cantor e compositor Lenine. O Trote ocorrerá entre os dias 1 e 3 de março. Suas atividades visam à reflexão dos seus participantes às questões ambientais, promovendo a sustentabilidade, o consumo consciente e a cidadania fazendo com que os calouros tomem consciência de seu papel como agentes transformadores da sociedade.

Lenine, que é engajado em projetos sociais e ambientais, ministrará palestra sobre todas essas questões e suas ações. Ainda no dia do evento, a equipe do trote irá receber doações de livros e roupas que serão destinados às instituições parceiras do Trote da Cidadania.

A Temática para esse ano de 2016 e que ocorrerá no primeiro dia do Trote, marcado para o dia 1º de março, será “Cultura & Arte”. A proposta é analisar junto aos participantes a forma com a qual consumimos cultura. Para o segundo dia, a organização elegeu o tema “Inspirando mudanças”. Com ele, o Grupo de Cidadania propõe inspirar e transformar o pensamento dos participantes, fazendo-os olhar para dentro de si mesmos e refletir sobre as mudanças que gostariam de conquistar e o bem que gostariam de fazer aos outros. “Desenvolvimento Sustentável” é o tema que será tratado no último dia do evento. A meta é debater e refletir sobre o futuro e o presente do planeta e de nossa sociedade.

Em uma conversa com a equipe do Trote da Cidadania Integrado, composta pelos alunos Mateus Mendes, Natália Osiro e Vitor Yukio Kondo, o pró-reitor de Graduação professor Luis Alberto Magna e o Assessor para Comunicação professor Laércio Vendite, puderam conhecer mais sobre as atividades que serão realizadas nos três primeiros dias de dias de março.

Os alunos contam que já são mais de mil confirmações para o dia da abertura, e que ainda há cerca de 900 que demonstraram interesse em participar. “Nós estamos divulgando bastante, inclusive nas redes sociais, e no site novo, a intenção não é só agir durante a recepção, mas sim o ano todo com projeto de cidadania integrada”, comenta Natália Osiro.

De acordo com o professor Laércio Vendite esse tipo de atividade é muito importante, pois é praticamente o primeiro contado do novo aluno com a Universidade e sua futura convivência no campus. “É essencial que o aluno sinta-se à vontade, afinal de contas irão passar um bom período na vida universitária, inclusive para que a participação seja positiva”, disse Vendite.

Serão dias de intensas atividades sempre tendo início às 9 horas, com o cadastramento dos alunos e na sequencia palestras institucionais. No período da tarde, passeios por Campinas em Instituições infantis, Cooperativas, asilos, etc. “Ir para essas instituições faz parte dos temas propostos na programação, assim conseguimos fazer uma integração dos alunos com Campinas e dos alunos com a própria Unicamp”, afirmou Vitor Kondo.

Mateus Mendes, membro da equipe, lembra que todos estão bem entrosados e são cerca de 30 alunos trabalhando na recepção dos calouros, “Esse trabalho é muito importante para os calouros e nós já nos dividimos para poder dar conta de tudo que foi programado, estão todos engajado”, finalizou.

A programação completa pode ser acessada no link http://www.gci.prg.unicamp.br/
Conheça também a página do Trote no Facebook https://www.facebook.com/tciunicamp/?_rdr
Informação mais detalhada ligue para os telefones (19) 9-9788-6528 / (11) 9-7589-1712

reunião com reitor