Os alunos da quarta turma do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp receberam ontem (24), os certificados de conclusão do curso no Centro de Convenções, onde reuniram-se familiares e convidados dos 82 concluintes. Na oportunidade, o pró-reitor de Graduação da Universidade, professor Luís Alberto Magna, presidente da mesa diretora, destacou os dois mecanismos de ingresso na Unicamp, um deles o vestibular e o outro o ProFIS, “Não vou tentar aqui explicar o ProFIS, e reconheço que ele tem um mérito e vem sendo apoiado por nós e posso dizer que estamos empenhados em promover incrementos para melhorar cada vez mais a qualidade do Profis”, afirmou.
Além de Magna, também integraram a mesa diretora da solenidade o paraninfo da turma, professor Francisco Magalhães Gomes Neto; o patrono da turma, professor Venâncio Pereira Dantas Filho; e a coordenadora do ProFIS, professora Cassiana Maria Recanhan Coneglian. Ainda entre o público marcaram presença o diretor da Diretoria Acadêmica (DAC), Orlando Carlos Furlan e o professor da Faculdade de Ciências Medicas (FCM), Paulo Eduardo Velho, Coordenador do Curso de Medicina.
Durante os discursos, os membros da mesa diretora cumprimentaram os concluintes pela dedicação e desempenho ao longo dos últimos dois anos e desejaram aos estudantes que eles tenham sucesso nos cursos de graduação que farão a partir de agora. “Estamos estudando várias alternativas que permitam fazer com que o ProFIS ultrapasse certas dificuldades e ao mesmo tempo se consolide como um dos mecanismos de inclusão ao lado do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) que, nesse vestibular de 2016, foi responsável pela promoção da inclusão de alunos oriundos do ensino médio de escolas públicas”, esclareceu Magna.
Ainda em seu discurso o Pró-reitor de Graduação ressaltou que pôde verificar durante a entrega dos certificados a grande representatividade dos cursos oferecidos na Unicamp, “Isso significa que conseguimos, dentro do ProFIS, mostrar a existência de outros importantes cursos profissionais que são ministrados em unidades fora do campus de Campinas”, concluiu ao se referir aos cursos de Odontologia e aqueles ministrados no FT e na FCA, em Limeira.
Já ao fim de sua fala o professor Magna elogiou os alunos e disse estar feliz com o resultado alcançando e deixou um pensamento a todos: “A felicidade não consiste em ter tudo que se quer, mas em querer tudo que se tem. E hoje vocês têm o ingresso no curso de graduação que escolheram”.